IMPACTOS

Com todas essas exigências, a empresa precisa preparar e adequar seus canais de comunicação digital através de mensagens específicas, simples e claras em seus sites, hotsites, landing pages, apps, e-mails marketing, canais de vendas, campanhas, retargeting, etc. Imagine agora o nível de adequação em todos estes meios, mantendo uma perfeita experiência de navegação, de linguagem e de formato. Desafios enormes para os times de marketing.

Outro impacto é a possibilidade de haver uma diminuição no volume de leads que se capta do site ou de campanhas digitais porque as informações agora passam a ser apenas as necessárias e obrigatórias. Em contrapartida, há um ganho em qualidade e governança dos dados na empresa por conta dos novos processos transparentes e simplificados de processar e armazenar dados. Quem fizer direito, certamente vai querer comunicar isso ao seu cliente.

Com o tempo, existirá uma maior conscientização das pessoas que passarão a entender que seus dados não podem ser usamos de qualquer forma por qualquer empresa. Como por exemplo, aquele CPF que ele informa simplesmente porque pediram, ou aquela digital que ele é obrigado a fazer para acessar um local de visita. O consumidor tende a esperar mais transparência das empresas no uso de seus dados e, principalmente, um uso mais inteligente e relevante de suas informações.

Com a repercussão enorme que se tem visto nos meios de comunicação em casos que envolveram o vazamento de informações com grandes veículos de mídia, a área de Relações Públicas é ponto chave após a empresa justamente porque uma das obrigações novas é a “publicização da infração após sua confirmação”, isto é, a empresa deverá, em certos casos, comunicar o incidente na mídia e aos impactados com suas devidas medidas tomadas. Novos tempos meu caro profissional de marketing!